História

Durante os quase 30 anos de trabalho na CEMIG, o engenheiro Cláudio Tannure atuou sempre na área de telecomunicações da empresa, adquirindo uma larga experiência principalmente no que se refere às questões da telefonia corporativa:

Trabalhou na manutenção de centrais telefônicas PABX do sistema privativo de telefonia da empresa, sistema esse composto por diversas centrais de vários modelos e fabricantes e também de tecnologias bastante diferentes. Essas centrais telefônicas eram quase todas interligadas em rede através do sistema próprio de telecomunicações da empresa, baseado principalmente em radio enlaces de micro-ondas, e posteriormente rádios PDH/SDH e enlaces de fibras ópticas;

Trabalhou também na área de projetos de telecomunicações da empresa, tendo participação ativa em vários projetos de redes telefônicas em Usinas, subestações e escritórios da CEMIG, bem como dos primeiros projetos de redes locais de computadores (redes LAN) implantados em alguns dos principais escritórios da CEMIG em Belo Horizonte;

Atuou efetivamente no projeto da Central de Atendimento CEMIG (CAC) quando a empresa optou por fazer o atendimento telefônico aos seus clientes através de uma estrutura própria. Mais tarde, quando o volume de ligações do serviço 0800 contratado pela empresa atingiu valores muito altos, e outros problemas surgiram em manter uma estrutura própria de atendimento ao cliente, participou do projeto de contratação do serviço de teleatendimento que vem sendo utilizado pela CEMIG até a data atual;

Trabalhou na atualização do sistema telefônico privativo da empresa, especificando os equipamentos a serem adquiridos pela empresa e acompanhando os processos de aquisição e implantação de novas centrais telefônicas tipo PABX;

Trabalhou na contratação dos diversos serviços de telefonia fixa junto às Operadoras de Telecomunicações em operação no estado de Minas Gerais. Nessas contratações conseguiu para a empresa uma grande redução das despesas com telefonia, além de permitir um maior controle na conferência das faturas telefônicas apresentadas pelas Operadoras contratadas;

Trabalhou em conjunto com a empresa CEMIG Telecom na implantação do Projeto SIM (Sistema Integrado Multisserviços) do qual a CEMIG seria a principal usuária do serviço. Nesse projeto a moderna rede NGN implantada passou a permitir novos serviços de telecomunicações à CEMIG além de uma expressiva melhoria na qualidade das conversações e na capacidade de tráfego telefônico em comparação com o antigo sistema de telefonia da empresa;


Paralelamente às atividades exercidas na CEMIG, como Engenheiro Eletricista não deixou de atuar na área de projetos elétricos residenciais, prediais e comerciais.


Alguns Condomínios e outros clientes que contrataram os serviços de projeto elétrico do Padrão de Entrada de Energia junto ao profissional Cláudio Tannure:


1.Condomínio do Ed. Marquês de Maricá, localizado na rua Marquês de Maricá 190, bairro Santo Antônio, Belo Horizonte;

2.Condomínio do Ed. Himalaia, localizado na rua Paracatu 878, bairro Barro Preto, Belo Horizonte;

3.Condomínio do Edifício Personal Trade Center, localizado na Avenida do Contorno 4045, bairro São Lucas, Belo Horizonte, para atender a Revisar Inspeções e Sinistros;

4.Condomínio do Edifício Liberal Center, localizado na Avenida do Contorno 4023, bairro São Lucas, Belo Horizonte, também para atender a Revisar Inspeções e Sinistros;

5.Condomínio do Edifício Albino de Almeida, localizado na Rua Grão Mogol 1364, bairro Sion, Belo Horizonte;

6.Condomínio do Edifício Marel, localizado na Rua Pouso Alegre 811, bairro Floresta, Belo Horizonte;

7.Posto Helcar, localizado na Rua André Cavalcanti 388, bairro Gutierrez, Belo Horizonte.


Em 2010 o engenheiro Cláudio Tannure se aposentou na CEMIG e criou a Tannure@Tel para continuar atuando na área de engenharia elétrica, de telecomunicações e de energias renováveis, mais especificamente com sistemas de energia solar fotovoltaica, com aplicação na micro e minigeração distribuída.