O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ?

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

A Tannure@Tel, como empresa Integradora certificada da Blue Sol Energia Solar, uma das maiores empresas brasileiras do setor de energia solar fotovoltaica, fornece a solução mais adequada para você pagar menos energia elétrica à sua Distribuidora CEMIG. Dimensionamos o seu sistema fotovoltaico de acordo com as suas necessidades. Você pode compra o sistema pagando à vista, em 12 parcelas iguais sem aumento, ou através de financiamento em 24, 36 ou 60 meses. O sistema é fornecido e instalado dentro das melhores práticas de engenharia e totalmente regularizado junto à CEMIG.

TELEFONIA CORPORATIVA

Especificamos o sistema telefônico corporativo (PABX) para a sua empresa, inclusive sistemas telefônicos especiais para ambientes críticos, tais como Centros de Operação do Sistema Elétrico de empresas como a CEMIG, com os mais altos índices de confiabilidade que essas aplicações requerem. Também ajudamos a sua empresa a contratar os melhores serviços telefônicos junto às atuais Operadoras em atividade no país, sempre com o menor custo.

PROJETOS ELÉTRICOS

Fazemos projetos elétricos residenciais, prediais e comerciais, totalmente de acordo com a norma vigente NBR-5410. Também elaboramos os projetos de Entrada de Serviço de Energia Elétrica, os chamados Padrões de Entrada de Energia.

CONHEÇA MAIS SOBRE ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS...

Projeto C.O.S. CEMIG

O primeiro projeto desenvolvido pela Tannure@Tel não poderia ter sido contratado por outra empresa senão a CEMIG.

Em 2011 a CEMIG Geração e Transmissão S.A. contratou a Tannure@Tel para uma Consultoria e o desenvolvimento de uma especificação técnica visando a aquisição de um novo sistema Concentrador Digital de Comunicações Telefônicas e também de um novo Sistema Digital de Gravação para o Centro de Operação do Sistema – COS.

Esse novo sistema especificado pela Tannure@Tel foi adquirido pela CEMIG no início de 2012, quando mais uma vez a empresa foi contratada para responder os questionamentos técnicos durante a fase de licitação e também analisar as propostas técnicas apresentadas. A empresa Affair System, de São Paulo, foi vencedora do processo licitatório no qual foi fornecido para o COS da CEMIG um moderno sistema de comunicação telefônica modelo Etradeal, da fabricante francesa Etrali, e sistemas de gravação digital NICE.

Já no final de 2012 a CEMIG Geração e Transmissão S.A. contratou novamente a Tannure@Tel para os serviços de coordenação da instalação dos sistemas de comunicação adquiridos e a execução de todos os projetos executivos necessários. O novo Concentrador Digital de Comunicações Telefônicas Etrali do COS foi completamente instalado no final de 2012. Vale ressaltar que o sistema especificado pela Tannure@Tel e adquirido pela CEMIG é totalmente dualizado. O sistema principal foi instalado na Sede da CEMIG em Belo Horizonte, e outro sistema idêntico foi instalado em um local remoto como contingência do primeiro sistema, permitindo à CEMIG uma altíssima disponibilidade para os serviços telefônicos do COS, questão fundamental para todas as empresas de energia elétrica.

Projeto Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE/MG

O segundo projeto desenvolvido pela Tannure@Tel foi contratado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE/MG.

Em junho de 2012 a Tannure@Tel executou um projeto elétrico para o Data Center do TCE/MG, localizado na Avenida Raja Gabaglia, nº 1315, 5º andar, em Belo Horizonte.

O local onde o “embrião” do Data Center do TCE/MG começou a ser formado não oferecia condições técnicas satisfatórias para o crescimento da própria “sala de servidores”, e o projeto elétrico contratado junto a Tannure@Tel acabou não sendo executado. Em função das limitações que a sala utilizada no edifício Anexo oferecia, o Data Center do TCE/MG foi transferido para um novo local na garagem do edifício Sede (principal), onde as condições de alimentação elétrica, climatização, espaço físico para a instalação de novos racks de servidores, etc., eram muito mais adequadas para um Data Center.

Para esse novo local a Tannure@Tel projetou somente a infraestrutura necessária para que os cabos de alimentação elétrica, exclusiva do Data Center, pudessem ser instalados desde a subestação do edifício Sede até o rack MPD de distribuição de circuitos elétricos fornecido e instalado pela Schneider Electric.

UFV Cláudio Tannure

O projeto fotovoltaico pioneiro desenvolvido pela Tannure@Tel foi justamente para a residência do profissional Cláudio Tannure, onde funciona também o escritório da empresa.

O primeiro passo foi dimensionar o sistema, tomando-se como base o consumo médio mensal da residência. Na conta de energia da CEMIG são relacionados os consumos dos últimos 13 (treze) meses, sendo que o consumo médio encontrado foi de 600 (seiscentos) kWh/mês.

Já vimos que o sistema depende da disponibilidade da rede da distribuidora para poder funcionar. Dessa forma haverá sempre um mínimo a ser pago pelo cliente. Esse valor mínimo depende do tipo de atendimento elétrico: monofásico, bifásico ou trifásico.

Essa taxa mínima, também chamada de taxa de disponibilidade, tem os seguintes valores:

1.Atendimento monofásico: 30 (trinta) kWh/mês

2.Atendimento bifásico: 50 (cinquenta) kWh/mês

3.Atendimento trifásico: 100 (cem) kWh/mês

Logo não é interessante financeiramente projetar um sistema que produza exatamente a média mensal do consumo, já que sempre vai haver uma taxa mínima de disponibilidade a ser paga pelo cliente. O sistema deve ser dimensionado baseando-se no consumo médio da instalação descontando-se a taxa de disponibilidade equivalente.

O consumo médio mensal utilizado para o dimensionamento do sistema foi de 500 (quinhentos) kWh, já que o atendimento da residência é trifásico e a disponibilidade nesse caso é de 100 (cem) kWh/mês.

Um sistema fotovoltaico produz energia elétrica diariamente. Para a geração mensal de 500 (quinhentos) kWh o sistema deverá produzir 16,7 kWh/dia (500/30).

Para essa geração diária foi especificado um inversor de 3,0 kW de potência e um arranjo fotovoltaico de 15 módulos de 250 Wp cada um, totalizando 3,75 kWp na entrada do inversor. Em 21/11/2014 o sistema fotovoltaico entrou em operação.